terça-feira, 27 de janeiro de 2009

1º CASO - Branca de Neve


Este mapa tem como gêmeo-simbólico a história de Branca de Neve. Quem quiser reler a história, na versão dos Irmãos Grimm, antes de ler a análise, poder encontrá-la aqui.

O herói é o Sol, logo Branca de Neve. O Sol em Leão, na casa 2, sugere um herói da nobreza e de posses. Branca de neve é uma princesa.

A Lua é o inimigo ou a mãe ou uma mulher mais velha ou um “camaleão”, logo a Madrasta, que cumpre todas as funções: de inimigo, de mão substituta e de “camaleão”, metamorfoseando-se, entre outras coisas, de mulher mais velha.

Mercúrio é o arauto, ajudante ou irmão, no caso é o Espelho Mágico dado pelo Feiticeiro. Mercúrio está retrógrado, o que sugere reflexão (espelho), e está conjunto a Urano, o que faz dele uma tecnologia: o espelho não só fala da beleza, mas é capaz de indicar onde está a mulher mais bela, sendo uma espécie de televisão ou câmera onipresente. O ajudante, no caso, não está a serviço do herói, mas do inimigo, a Madrasta, já que a conjunção Mercúrio-Urano faz um trígono de 120º (aspecto de fluxo e execução) com a Lua. Os dois planetas estão em Leão, o que sugere que eles estão a serviço da auto-estima, da vaidade, do orgulho.

Vênus é a companheira, amante ou amiga. Quando o herói é do sexo feminino, normalmente Vênus torna-se um atributo a mais da heroína, logo é também representativa da Branca de Neve. Vênus em conjunção exata com o Fundo do Céu sugere que a heroína não é visível facilmente, está oculta ou é desvalorizada. Em virgem, dedica-se a uma vida de serviço.

Marte é o guardião, o companheiro, amante ou amigo. Ele está conjunto a Plutão em virgem, logo pode ser representado pelo Guarda, que é o homem (Marte) responsável pelo serviço (Virgem) de matar (Plutão) a Branca de Neve. Mas também pode representar os anões: homens (Marte) que trabalham (Virgem) no subterrâneo (Plutão).

Júpiter, caso seja personalizado, é Deus ou um mentor. Nessa história, não existe a personificação explícita de um Mentor. Júpiter na 6ª Casa indica muito trabalho, ou trabalho para estrangeiros, ou trabalho como estrangeiro, que é a realidade da Branca de Neve na cabana dos 7 anões.

Saturno, quando personalizado, é o Pai ou uma Autoridade. Na 7ª, poderia sugerir que Branca de Neve se relaciona com o Pai, com uma Autoridade ou com pessoas mais velhas. Ela realmente se casa com uma autoridade (o príncipe), sem contar que viveu com sete “anões barbadinhos” (ou seja, claramente mais velhos). Poderíamos ir além, interpretando a história de Branca de Neve como um clássico Complexo de Édipo: a filha, para ficar com o pai, mata (simbolicamente) a mãe, transformando-a numa madrasta; o pai some da história, sendo substituído simbolicamente pelo guarda, pelos anões e pelo príncipe.

Netuno é o ser, força ou evento natural ou sobrenatural: enchentes, fadas, ilusões..., em nosso caso, na Casa 5, pode representar tanto a ilusão do Ego (o jogo de vaidade diante do espelho) quanto o sacrifício da criança (feito pela madrasta). Também podemos pensar que os personagens se expressam (Casa 5) de forma ilusória: o guarda ilude a madrasta, que ilude Branca de Neve, que ilude — involuntariamente — os anões e o príncipe, passando por morta.
Os Nódulos Lunares, que podemos compreender como o rumo da história, estão em Áries / 10ª Casa (Sul) e Libra / 4ª Casa (Norte). A história é um movimento da individualidade/competição pública para a colaboração privada/familiar. Isso está bem claro pela passagem do castelo onde se disputa quem é a primeira em termos de beleza para a cabana em que o importante é auxiliar no trabalho doméstico.

O Ascendente, que podemos compreender como o tom da condução da história, a maneira pela qual ela é narrada, está em Gêmeos. A história é marcada por duplos e múltiplos. A madrasta tem dupla, tripla identidade. Um instrumento duplicador, o espelho, tem importância fundamental. O guarda tem duas caras: revela-se um traidor da rainha. Branca de Neve vive duas vidas completamente distintas: uma como princesa e outra como empregada doméstica. Os anões — que já são múltiplos feito as cores do arco-íris —trabalham numa mina, mas colocam o caixão de Branca de Neve no topo da montanha.

Um comentário: